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Nutrição na gravidez: aposte nas frutas!

21 de outubro de 2011

Nutrição na gravidez: aposte nas frutas!

As frutas são fontes de vitaminas antioxidantes, como a vitamina C e o betacaroteno, que protegem o corpo contra a ação dos radicais livres. Esta reação pode destruir membranas das células e, com isto, trazer doenças e o envelhecimento.
O abacate é uma fruta com maior teor de gordura. No entanto, são gorduras monoinsaturadas – o mesmo tipo de gordura presente no azeite – associada a menor taxa de colestrol LDL e, consequentemente, menor risco de doença cardiovascular.
As fibras presentes na fruta exigem maior mastigação, proporcionam sensação de saciedade e auxiliam no funcionamento do intestino.
A maçã é rica em um tipo de fibra solúvel, a pectina, que forma uma espécie de gel no intestino, impedindo a reabsorção de colesterol.
A maioria das frutas traz pouco ou nenhum teor de gordura e de sódio.
As frutas são fontes de potássio. Dietas ricas em potássio ajudam na manutenção da pressão arterial, pois o mineral atua no processo de contração muscular e equilíbrio hídrico do organismo. Você encontra muito potássio nas seguintes frutas: banana, ameixa seca, pêssego, damasco seco, melão e suco de laranja.
Prefira frutas inteiras e com casca. Frutas cítricas são ricas em vitamina C, um antioxidante que, além de prevenir o envelhecimento, também é importante para o crescimento e reparo de todos os tecidos do corpo.

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