Notebook no colo: o exterminador de espermatozoides
Que a vida moderna pode influenciar negativamente a fertilidade já se sabia. Os efeitos do estresse no organismo da mulher e do homem são conhecidos e, muitas vezes, associados à dificuldade para engravidar. Mas um novo inimigo pode ter sido descoberto. Está na cara. Ou pior, pode estar no colo. Um estudo argentino publicado na revista científica Fertility and Sterility mostrou que usar o notebook conectado a uma rede Wi-Fi no colo pode afetar a fertilidade masculina.
A equipe do bioquímico Conrado Avendaño, da Sociedade Argentina de Medicina Reprodutiva, recolheu amostras de sêmen de 29 pacientes saudáveis e as dividiram em duas partes: a primeira foi exposta a um laptop conectado à web via Wi-Fi durante 4 horas. A segunda foi incubada em condições idênticas, porém sem a exposição à conexão ou ao computador.
Em seguida, os pesquisadores avaliaram a mobilidade e a fragmentação do DNA de cada amostra. Os resultados mostraram que aqueles expostos ao laptop com Wi-Fi mostraram uma queda significativa na mobilidade e um aumento na fragmentação do DNA, o que pode causar a morte celular.
Anteriormente, já se sabia que a temperatura dos laptops é também prejudicial aos espermatozoides, já que a temperatura dos testículos pode aumentar em até 2,5º durante uma hora de uso do laptop no colo. A infertilidade é um problema que afeta cerca de 15 % dos casais, de acordo com a Academia Americana de Medicina de Família, sendo que 5% desses casos estão relacionados apenas ao homem por uma série de motivos: infecções, desequilíbrios hormonais, tabagismo, etc.
Por isso, se você está pensando em engravidar, nada de notebook no colo do papai!