Voltar
  • Home
  • blog
  • Não erre na hora de transportar seu filho

Não erre na hora de transportar seu filho

23 de maio de 2012

Não erre na hora de transportar seu filho

Um vídeo recentemente difundido nas redes sociais (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=hcr-QxAuEVs) levantou questões de segurança no transporte das crianças. No filme, um menino, de aparentemente três anos, está preso apenas pelo cinto de segurança no banco traseiro, dormindo. A mãe, para demonstrar os “dotes de baterista” do garoto, coloca um rock pesado para acordá-lo e, na sequência, filma a animação do garoto.
Apesar de ser engraçado, o vídeo traz à tona um problema muito grave: a falta de segurança no transporte de crianças. Para orientar melhor as mães de primeira viagem, preparamos um guia de transporte adequado à idade de seu filho.
– Muita gente pensa que a melhor maneira de levar o bebê em um trajeto feito de carro é no colo. Este é um grande equívoco, pois além do impacto da projeção que a criança pode sofrer, ainda há o risco de esmagamento causado pelo adulto que tem a criança no seu colo. Segundo as normas de segurança do CONTRAN, órgão regulador de trânsito no Brasil, há um tipo de cadeirinha ou assento especialmente indicado para cada faixa etária.
DE 0 A 1 ANO
Nesta faixa etária (incluindo o recém-nascido), o certo é o transporte em cadeirinhas de segurança, tipo bebê conforto, sempre presas pelo cinto de segurança do carro e de costas para o movimento do carro.
DE 1 A  4 ANOS
As crianças devem ser transportadas em cadeirinhas presas pelo cinto de segurança. A posição mais segura é no centro do banco traseiro.
DE 4 A 10 ANOS
As crianças com idade superior a quatro anos e inferior ou igual a sete anos e meio deverão utilizar o dispositivo de retenção denominado assento de elevação ou “buster”, segundo determina o CONTRAN. Contudo, esta recomendação é válida até os 10 anos, visto que os cintos de segurança dos carros, em geral, são projetados para pessoas com mais de 1,45 cm e estes assentos de elevação permitem adequar a altura da criança para o uso correto do cinto de segurança no ombro e na cintura.

Categorias

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624