Voltar
  • Home
  • blog
  • Não basta ser boa mãe. Incentive seu parceiro a ser um bom pai

Não basta ser boa mãe. Incentive seu parceiro a ser um bom pai

26 de abril de 2012

Não basta ser boa mãe. Incentive seu parceiro a ser um bom pai

Nos dias atuais, a criação dos filhos por parte das mães já não é mais absoluta. Há casos de pais que participam mais ativamente da vida dos filhos ou, ainda, assumem as funções domésticas enquanto a mulher trabalha.
A seguir, listamos algumas dicas para que seu marido se torne um super pai:
1. Participe ativamente – e com frequência
Participar só quando chega o boletim da escola não vale: é preciso se aproximar do cotidiano da criança. O pai deve participar como quem vai dar o limite, quem vai estimular e elogiar, quem vai acompanhar a criança.
2. Não confunda atenção afetiva com atenção material
Ao testemunhar um mau comportamento dos filhos, muitos pais se queixam dizendo “Mas não está faltando nada para ele”. Não está faltando nada mesmo? Carinho não pode ser trocado por presentes.
3. Seja carinhoso
Muitos pais confundem masculinidade com falta de afeto e evitam beijar e abraçar a criança. Essa falta não pode ser excessiva: o pai pode e deve mostrar o amor que sente pelo filho.
4. Não seja autoritário, mas tenha autoridade
Muitos homens confundem autoritarismo com masculinidade e se tornam pais que se impõe por meio do berro e da ameaça. Os pais devem evitar a imposição de regra pela regra.
5. Não seja excessivamente permissivo
Na contramão dos pais autoritários estão os pais permissivos. Embora afetuosos, eles não se dispõem a estabelecer limites para os filhos. E terminam sendo ausentes.
 
6. Posicione-se como pai
O erro mais recorrente dos pais é não tomar uma postura em relação à educação dos filhos. A ausência, a falta de posicionamento e de autoridade são uma carência muito forte.
7. Exija seu espaço
A mãe também deve dar espaço para a entrada do pai na vida dos filhos. Às vezes, elas não acreditam muito na capacidade do pai de cuidar da criança, e é algo que não pode acontecer.
8. Seja um bom cidadão
Um bom pai é também um bom marido e um bom cidadão. Para os filhos crescerem da melhor maneira possível, portanto, os pais devem ser maduros emocionalmente.

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624