Mito ou verdade?
“Depois de uma cesárea, não se pode mais fazer parto normal”
Mito, com ressalvas. “A gente costuma sugerir que se a mulher tiver mais do que uma cesárea, não tente o parto normal pelo risco de rotura uterina e sangramento durante o parto”, explica a ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana Dra. Karina Belickas. Essa não é uma contraindicação absoluta, é um ponto de atenção para evitar complicações. O ideal é conversar sobre o assunto com o médico que acompanha o pré-natal.
“A mudança da Lua influencia o parto”
Mito. Segundo a Dra. Karina Belickas, apesar desta teoria ser muito difundida, diversas pesquisas já foram feitas e não foi possível encontrar uma relação direta entre as fases da lua e o momento do parto.
“A mulher deve comer bastante canja e canjica e beber cerveja escura para ter mais leite”
Mito. “Isso é um mito de muito tempo atrás, quando as mulheres, mesmo grávidas, precisavam forcejar mais nos trabalhos domésticos – quando não existia a máquina de lavar, por exemplo. As mulheres tomavam canja e tinham mais energia, daí surgiu a lenda. O importante é a gestante tomar bastante líquido (em torno de 2 a 3 litros diariamente). Pode ser chá, água, sucos e frutas”, conta Luiz Fernando Leite, obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana. Vale lembrar que a bebida alcoólica não é aconselhável durante a gestação.
Atualizado em 15 de janeiro de 2026