Voltar

Miomas

3 de abril de 2023

Miomas

O mioma é benigno e pode ser assintomático. Algumas vezes, é necessário apenas acompanhamento. Quando há sintomas, porém, o tratamento é feito com medicamentos ou cirurgia.

O mioma é um tumor benigno do útero que é frequente e acomete mulheres por volta dos 35 anos. Pode aparecer mais de um mioma e os principais fatores de risco para seu surgimento é o hereditário e a gestação tardia.

Antigamente, era comum a remoção do útero (histerectomia) por causa de um mioma. Hoje, é possível retirar só os miomas com acesso por videolaparoscopia e bisturi elétrico/eletrônico, que consegue preservar o útero de forma funcional, ou seja, aceitar uma gestação em seguida.

Sintomas e diagnóstico de Mioma

O mioma pode ser assintomático ou causar sintomas como sangramento, dor e volume aumentado no abdome, além de possivelmente dificultar uma gravidez.

Na maioria dos casos, para mulheres que fazem o controle ginecológico periodicamente, o mioma é diagnosticado cedo.

O diagnóstico geralmente é feito clinicamente pelo ginecologista ou em ultrassom de rotina, podendo ser necessária uma Ressonância Magnética de região pélvica para maior detalhamento.

Tratamento de Mioma

Se o mioma é pequeno e não estiver causando sintomas ou dificultando uma gestação, ele não precisa ser tratado, mas deve ser observado periodicamente em exames de imagem. Normalmente, o mioma diminui quando a mulher chega na menopausa. Medicamentos que reduzem a produção hormonal podem ser indicados.

Já se o mioma estiver causando sintomas, recomenda-se a retirada antes que aumente muito o seu volume, especialmente se a mulher deseja ter filhos.

A retirada é cirúrgica e a técnica utilizada depende do seu tamanho. Aqui no Hospital e Maternidade Santa Joana sempre damos preferência às técnicas minimamente invasivas.

Tudo vai depender da localização do mioma, o quanto ele é responsável por perdas sanguíneas menstruais e até que ponto é responsável pela infertilidade.

Conheça as técnicas

  • Vídeolaparoscopia: este procedimento é feito por meio de pequenas incisões, onde é introduzida uma câmera que guiará o médico durante a cirurgia. Essa técnica é minimamente invasiva, deixando uma cicatriz menor e causando menos sangramento, menos dor e levando à recuperação mais rápida do que as cirurgias tradicionais.
  • Cirurgia robótica: nesta técnica, também minimamente invasiva, o médico conta com a ajuda de um robô de avançada tecnologia. As incisões são muito menores do que em uma cirurgia convencional, com menos dor no pós-operatório, menor tempo de recuperação, menor risco de infecção e mais segurança.
  • Histerectomia: é a retirada do útero e pode ser realizada quando o mioma é muito grande e a mulher não deseja mais engravidar.

Nossa equipe

O corpo clínico do Hospital e Maternidade Santa Joana é formado por especialistas, professores e pioneiros em suas áreas. Com expertise no assunto, eles podem realizar o procedimento por vídeolaparoscopia, cirurgia robótica e cirurgia usando tecnologia 3D 4K.

No caso da cirurgia robótica, todos os nossos especialistas que trabalham com esta técnica passaram por treinamentos prévios. Realizamos o credenciamento para uso do robô somente após certificação comprovada.

Possuímos um simulador no Centro de Ensino e Desenvolvimento para aperfeiçoamento da equipe médica. Ali, o médico pode treinar fazendo um procedimento idêntico ao que será realizado.

Utilizamos no Santa Joana o robô de última geração da Vinci Xi, que aqui é dedicado à realização de cirurgias ginecológicas.

Toda a equipe do Hospital e Maternidade Santa Joana é especializada em saúde da mulher. Além da vasta experiência nesta área, a equipe de enfermagem e hotelaria é formada exclusivamente por mulheres, o que pode trazer mais conforto e acolhimento às pacientes.

Nosso Centro Cirúrgico possui fluxos independentes, que não misturam cirurgias e partos. Seguimos protocolos assistenciais pensados para trazer o máximo de segurança à paciente e temos baixíssimos índices de infecção hospitalar, inferior a 1%.

Dr. Alexandre Silva e Silva

Especialista em Ginecologia Minimamente Invasiva e cirurgia robótica.

Médico assistente do serviço de onco-ginecologia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – HCFMUSP.

Entre em contato

Centro de Cirurgia Minimamente Invasiva – Robótica e Videolaparoscópica

Central de Agendamento

Telefone: (11) 5080-6070
WhatsApp: (11) 5080-6000

Categorias

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624