Minha filha é adolescente e está grávida. Que cuidados devo tomar?
A gravidez na adolescência, apesar de ser cada vez mais comum, gera muita preocupação nos pais da gestante, seja pela estrutura emocional da garota, que acabou de deixar a fase de criança, ou por sua estrutura física, muitas vezes em fase de formação.
Um detalhe importante é a alimentação. A adolescente, principalmente se for magrinha, vai ter que comer mais que o normal. Isso porque não dá para saber se a menina parou de crescer e, mesmo que tiver parado, os músculos ainda estão se fortalecendo. Se faz menos de cinco anos que ela teve sua primeira menstruação, vai precisar comer bastante. Quanto menor for esse tempo, mais caprichada tem de ser a alimentação.
Segundo recomendação dos especialistas, assim que descobrir a gravidez, a menina deve comer pelo menos 300 calorias a mais por dia, comparando com o normal. Olhando numa tabela de calorias, dá para ver que isso dá, mais ou menos, um reforço de: uma banana, duas colheres de arroz, uma coxa de frango assado e um brigadeiro.
Gravidez, apenas na adolescência, é sinônimo do famoso “comer por dois”. Essa fase da vida requer atenção dobrada, tanto com a gestante quanto com o bebê.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624