Mexa-se: razões para seu filho praticar esportes
Praticar atividade física não apenas evita a obesidade, como também melhora a concentração, a coordenação motora, a consciência corporal, o equilíbrio e a auto-estima da criança. Os pequenos hábitos de sedentarismo (que incluem horas em frente à TV, navegando na internet ou jogando videogame) é responsável pela tão temida obesidade infantil, que já se tornou problema de saúde pública. O estímulo à prática de atividades físicas deve começar de forma lúdica, ainda na primeira infância.
A prática de algum tipo de exercício combate a obesidade, principal inimigo da saúde infantil, mas também faz com que a criança lide melhor com derrotas, aprendam a seguir regras, criando mais desenvoltura nos relacionamentos sociais e, muitas vezes, gerando notas mais altas. O importante é levar sempre as opiniões de seu filho em conta antes de colocá-lo em alguma atividade física.
Crianças sociáveis e com boa coordenação motora se saem bem em esportes como basquete, vôlei, handebol e futebol. As perfeccionistas, ágeis e com boa tolerância às derrotas podem gostar de tênis, atletismo, artes marciais e ginástica desportiva. Para as muito agitadas, nada melhor do que a natação, que ajuda a desenvolver o equilíbrio e a coordenação motora.