Voltar
  • Home
  • blog
  • Menino ou menina: existem sintomas que indicam o sexo do bebê?

Menino ou menina: existem sintomas que indicam o sexo do bebê?

27 de março de 2024

Menino ou menina: existem sintomas que indicam o sexo do bebê?

Todo mundo já ouviu falar em métodos para descobrir se o bebê é menino ou menina, que não dependem de exames. Afinal, será que o formato da barriga, os enjoos matinais e os desejos da mãe dizem algo sobre o sexo do bebê? Este foi o tema de reportagem do site Minha Vida, que contou com a participação do Dr. Fábio Califre, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana.

“Sintomas como a presença de enjoos, os desejos maternos, a frequência cardíaca fetal e, principalmente, o formato da barriga, não têm ligação com o sexo do bebê e isso pode variar em todas as gestações”, explicou o médico. Portanto, não há sintomas que indiquem se o bebê é menino ou menina.

As únicas maneiras de descobrir o sexo do bebê durante a gestação são os exames – alguns podem ser feitos bem cedo, ajudando a matar a curiosidade da família.  “A partir da oitava semana de gestação já é possível realizar um simples exame de sangue na mãe para identificar o sexo do bebê”, contou o Dr.

Na maneira mais tradicional, pelo ultrassom, geralmente é possível descobrir se é menino ou menina entre a 16ª e a 20ª semana de gestação, quando os genitais do bebê já estão mais desenvolvidos e visíveis no exame. Mesmo assim, existe uma margem de erro de aproximadamente 5%.

Conheça três formas confiáveis de descobrir o sexo do bebê:

  1. Sexagem fetal: o exame identifica a presença do cromossomo Y. Sua detecção indica um menino e sua ausência, por exclusão, uma menina.
  2. Ultrassonografia morfológica: neste exame, o médico é capaz de identificar a formação do genital externo (pênis ou vulva) do bebê.
  3. Amniocentese: este é um procedimento invasivo que coleta uma pequena quantidade de líquido amniótico para análise genética do feto, geralmente indicado em casos de risco para anomalias cromossômicas.

Leia também: Menino ou menina: o fim da ansiedade

Para ler a reportagem completa, clique aqui.

Categorias

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624