Médico americano diz que crianças acima do peso não devem fazer dieta
O assunto “dieta” em crianças já é bastante polêmico, mas promete ficar ainda mais depois da declaração do médico clínico-geral Richard White, da divisão de Medicina Interna e Medicina da Família da Clínica Mayo, em Jacksonville, Flórida (EUA). Em entrevista ao portal Folha Online, ele disse que, apesar de os pais não serem os únicos culpados pelos altos índices de obesidade infantil, é fundamental que a família adote um estilo de vida saudável para ajudar os filhos.
Segundo ele, as crianças não devem fazer regime como os adultos, exceto em circunstâncias extremas. “É melhor encorajar os pais a adotar um estilo de vida saudável, incluindo alterações nos tipos e nas quantidades de alimentos oferecidos às crianças. Com mudanças certas e atividade física regular, a maioria das crianças será capaz de chegar a um IMC (índice de massa corporal) saudável aproveitando o potencial de crescimento”, disse o especialista à Folha Online.
Para Dr. White, o principal perigo derivado das dietas para crianças são as deficiências de nutrientes e de vitaminas importantes para o crescimento. Ele diz que a dieta só deve ser indicada em caso de IMC muito alto ou quando há evidência clínica de pressão alta ou colesterol.
Para as mamães que não sabem o que fazer para reduzirem o peso dos filhos, ele recomenda 60 minutos por dia de atividades físicas. “Encorajo os pais a envolverem seus filhos em aulas de esportes, mas entendo que isso não é viável para todas as famílias. Existem alternativas criativas que as famílias podem fazer para se tornarem mais ativas, como dançar ou fazer uma caminhada. As crianças também podem participar de brincadeiras simples, como correr ou pega-pega”, concluiu.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624