Manchas na pele na gravidez: isso é normal?
Manchas escuras fazem parte do quadro na gravidez. São os chamados melasmas, que surgem especialmente nas axilas e nas virilhas, além da formação de uma linha do umbigo até o púbis. O bico do seio (aréola e mamilo) também fica mais escuro.
Embora sejam parte do quadro da gestação, os melasmas podem ser evitados com o uso diário de filtro solar, utilizado mesmo para trabalhar ou ficar em casa. Também é possível fazer esfoliação na pele, para retirar células mortas. Se o problema começar a incomodar, vale marcar uma consulta com dermatologista para a indicação de produtos específicos.
Além das manchas, outros temas relativos à pele também costumam criar dúvidas nas futuras mamães, como o surgimento de espinhas e o aumento da celulite. É bastante comum, nos consultórios, a dúvida sobre quais cosméticos podem ou não ser usados na gravidez. Para esclarecer estas e outras dúvidas sobre pele na gestação, veja o Curso de Gestantes Online do Santa Joana. Lá, Dra. Thais Adura Pepe responde a estas e outras dúvidas. Acesse!
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624