Mamãe e papai: o que levar para a maternidade?
Além do tradicional, como camisolas, roupas íntimas, etc., a gestante pode adicionar à mala alguns mimos que a deixarão mais confortável no processo que antecede e sucede o parto. Exemplos são um livro ou revista, aromas calmantes para o quarto, objetos de sua religião.
Um objeto que não pode faltar é a câmera de vídeo ou a máquina fotográfica para registrar o tão esperado nascimento e as primeiras visitas. Não se esqueça de carregar o equipamento e de ter espaço suficiente para as imagens.
É preciso lembrar que o acompanhante, na maioria das vezes o papai, também precisa de algumas coisinhas para passar a noite no hospital. Como provavelmente ele não vai se lembrar de deixar sua mala preparada, é melhor a própria gestante se encarregar disso. Uma muda de roupas e artigos básicos de toalete são suficientes para o acompanhante. Também é válido levar algumas frutas, bolachas e guloseimas. Ele pode querer fazer um lanchinho enquanto espera ansiosamente o parto acabar.
É o acompanhante quem avisa os amigos e parentes sobre o nascimento, portanto, ele vai precisar de uma agenda telefônica. É ele também quem deve ficar com os documentos e informações do seguro-saúde ou convênio médico para tomar as providências necessárias.