Mães que mastigam a comida para os bebês: certo ou errado?
As atrizes de Hollywood, muitas conhecidas por suas extravagâncias, não cansam de surpreender: recentemente, a atriz Alicia Silverstone postou um vídeo em seu blog no qual ela aparece mastigando alimentos para depois dá-los ao seu filho de dez meses.
Criticada ferozmente após tal atitude, a atriz expôs o filho a uma série de riscos, como explica a pediatra Claudia Tanuri, pediatra do Hospital e Maternidade Santa Joana. “A partir do sexto mês de vida da criança é que a mãe começa a inserir outros alimentos que não seja o leite. Nesse processo de desmame, o bebê precisa treinar a mastigação.”
Além de evitar que o filho mastigue, a atriz levou bactérias da sua boca ao bebê. Caso o adulto esteja gripado, resfriado, com infecção dentária ou algum outro tipo de vírus incubado no corpo, a criança pode ser contaminada.
“Bactéria mora no nosso corpo, por isso não é recomendável seguir o exemplo da atriz. O correto é o bebê aprender a comer com a colher, mastigar, sentir na boca o formato do alimento. Por isso, não indicamos que a comida passe nem por um triturador ou liquidificador. O ideal é amassar os alimentos cozidos com garfos para que a criança possa exercitar a mandíbula”, explica Claudia Tanuri.
A pediatra ressaltou que a única alimentação que o bebê pode receber vindo diretamente de sua mãe é o leite materno. De acordo com especialista, para que o bebê tenha mais imunidade, a criança deve mamar até os dois anos de idade e a essa amamentação deve ser combinada com os horários dos alimentos sólidos.