Madrinhas do coração: acolhimento aos casos de cardiopatia congênita
Aqui no Hospital e Maternidade Santa Joana, as pacientes que estão esperando um bebê com cardiopatia congênita têm um apoio completo, que vai muito além das consultas com médicos especialistas, exames e procedimentos. Elas são acolhidas por uma equipe que é composta por enfermeiras e profissionais de relacionamento com cliente, as Madrinhas do Coração, que promovem uma atenção individualizada em todas as etapas da gravidez e internação, até um mês após a alta.
Como funciona esse acolhimento?
As gestantes que recebem o diagnóstico de cardiopatia congênita no Centro de Medicina Fetal são convidadas pelas Madrinhas do Coração para participar do projeto. A partir daí, mantêm contato semanal com as Madrinhas via Whatsapp.
A equipe ajudará a gestante em todas as suas necessidades e dúvidas. Veja o que fazem as Madrinhas:
- Acolhimento individualizado;
- Esclarecimento de dúvidas;
- Conversas sobre angústias e medos;
- Informações sobre a jornada: parto, cirurgia, internação;
- Conteúdos personalizados sobre a cardiopatia do bebê;
- Interface com equipes multidisciplinares;
- Organização de visita à maternidade;
- Organização de visita à unidade neonatal para conversar com profissionais especialistas;
- Visitas durante a internação hospitalar;
- Informações sobre os cuidados com o bebê após a alta.
Visita à maternidade
As Madrinhas do Coração organizam uma visita presencial do casal ao Hospital e Maternidade Santa Joana, de maneira individualizada. Além de conhecer as instalações, esta visita servirá para a família conversar com as equipes médicas e de enfermagem da maternidade, especialmente da UTI neonatal. A ideia é preparar a família para a internação, parto e pós-parto, trazendo mais segurança e tranquilidade.
A referência da gestante é a equipe médica que a acolhe. O papel das Madrinhas do Coração é oferecer apoio e acolhimento, sem interferir nas condutas. Elas trabalham em parceria com a equipe multiprofissional do Hospital e Maternidade Santa Joana para alinhamento das informações.