Voltar
  • Home
  • blog
  • Leite materno: um escudo contra a transmissão oral do HIV

Leite materno: um escudo contra a transmissão oral do HIV

21 de junho de 2012

Leite materno: um escudo contra a transmissão oral do HIV

As vantagens do aleitamento materno já são amplamente difundidas na sociedade, mas alguns estudos continuam reforçando os benefícios da amamentação. Dia 24 de junho comemora-se o Dia Mundial do Leite, e nada melhor que compartilhar esta ótima notícia, divulgada recentemente.
Um experimento realizado na Universidade da Carolina do Norte mostrou que, em ratos “humanizados”, o leite materno humano impede a transmissão oral do vírus HIV. “Primeiro, entre os ratos reconstituídos para que se tornassem suscetíveis a doenças humanas como a Aids e que foram expostos ao vírus HIV, 100% foram infectados”, disse à Agência Efe o autor principal do estudo, J. Víctor García. Já quando os cientistas administraram HIV misturado com leite materno humano saudável, 100% ficaram livres da infecção, destacou o pesquisador.
As estatísticas indicam que mais de 15% das novas infecções com o vírus HIV ocorrem em bebês e, sem tratamento, apenas 65% deles sobrevive mais de um ano, enquanto menos da metade chega aos dois anos de vida. O artigo indica que, embora se atribua ao aleitamento um número significativo dessas infecções, a maioria dos bebês amamentados pelas mães soropositivas não tem a infecção, apesar da exposição prolongada e repetida.
Para resolver a questão sobre se o aleitamento transmite o vírus ou protege contra ele, os cientistas recorreram a um modelo de rato “humanizado” em laboratório, por meio da introdução de células-tronco da medula óssea humana. Com a reconfiguração, os ratos tornam-se suscetíveis à infecção com o HIV. Em seguida, a equipe administrou em alguns deles o leite de mães saudáveis misturado com HIV, e a outros apenas o HIV, em ambos os casos por via oral. “Os ratos sensíveis à infecção e que receberam só o vírus adoeceram. Já os que receberam o vírus com leite materno não adoeceram”.

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624