Inteligência Artificial e saúde
A Inteligência Artificial tem transformado a prática médica em todas as esferas e não é diferente quando o assunto é a obstetrícia. Soluções inovadoras têm sido implementadas para deixar o parto mais seguro, humanizado e personalizado.
Aqui no Hospital e Maternidade Santa Joana, criamos a Sala de Parto Digital: um ambiente que integra diversos recursos tecnológicos, como sistemas de ultrassom conectados, análise de imagens em tempo real por Inteligência Artificial e acesso imediato a protocolos e prontuários eletrônicos. Reunidas, essas funcionalidades têm permitido decisões mais rápidas baseadas em evidências. Os benefícios englobam a própria gestante, seu bebê e a equipe de saúde.
A Sala de Parto Digital também traz recursos que proporcionam calma e bem-estar, tão importantes durante o trabalho de parto. Isso é feito por meio de projeções imersivas, iluminação controlável e sons suaves. Dessa maneira, cria-se uma atmosfera de serenidade e conforto, trazendo ainda mais afeto ao cuidado.
“A convergência digital potencializa o protagonismo feminino durante o parto, ao mesmo tempo em que garante decisões mais seguras e baseadas em evidências. Aqui, a tecnologia está a serviço da humanidade, tornando o cuidado mais transparente, acolhedor e empoderador”, explica o Dr. Eduardo Cordioli, Diretor Médico de Obstetrícia do Grupo Santa Joana.
Outra ferramenta de acolhimento e orientação às gestantes criada pelo Grupo Santa Joana foi a assistente virtual com tecnologia de IA generativa, que oferece suporte emocional e informativo durante o pré-natal e parto. Esta espécie de “doula digital” atua de forma complementar à equipe médica, reforçando a autonomia e o protagonismo feminino.
Esta união entre os novos recursos de inteligência artificial com a experiência, o conhecimento, a empatia e o carinho de nossas equipes promovem um cuidado cada vez mais moderno, inovador, seguro e humanizado.
Leia também: Santa Joana: 11 vezes eleita a melhor maternidade de São Paulo
Leia o artigo completo aqui