Infecção intestinal em bebês
É comum uma criança apresentar episódios de diarreia por causa de uma infecção intestinal. O quadro pode causar desidratação e se agravar, precisando de cuidados médicos de emergência. Mas por que isso acontece? Bactérias, vírus, fungos e parasitas podem provocar uma inflamação no trato gastrointestinal por meio de água ou alimentos infectados.
Este foi o tema de matéria do site Minha Vida, que contou com a consultoria da médica Clery Bernardi Gallacci, pediatra e neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana.
Ela explica que recém-nascidos em fase de amamentação estão mais protegidos através das hemoglobinas e outros compostos presentes no leite materno, mas a infecção, mesmo assim, pode ocorrer.
Leia também: Previna seu filho do rotavírus
Os sintomas da infecção intestinal incluem choro por dor abdominal, náuseas e vômitos, diarreia e febre. Nos casos mais graves, pode ocorrer sangue ou muco nas fezes e desidratação, com menos urina, pele e boca secas, choro sem lágrimas e olhos fundos. A hidratação é fundamental: ofereça água com frequência e utilize soluções orais de água com um pouco de sal. Se o bebê for muito pequeno, mantenha a amamentação em livre demanda. O tratamento também pode incluir analgésicos, antitérmicos e antibióticos, dependendo da causa e dos sintomas da infecção.
Para prevenir este quadro, a reportagem dá algumas dicas, como:
- Lave as mãos antes de cuidar do bebê, especialmente antes de preparar alimentos ou alimentá-lo;
- Mantenha a área do bebê sempre limpa, especialmente os brinquedos ou superfícies que ele costuma tocar;
- Lave as mãos após trocar a fralda do bebê;
- Evite aglomerações e locais fechados;
- Esteja atento aos sintomas de infecção, como diarreia e vômitos;
- Evite oferecer alimentos mal cozidos ou crus;
- Quando for nadar, ensine à criança que ela não deve engolir água;
- Mantenha a carteira de vacinação do bebê em dia.
Para ler a reportagem completa, clique aqui.