Grávida pode tomar dipirona?
A dipirona é um remédio comum para alívio da dor e febre, mas não há evidências sólidas sobre sua segurança para gestantes, como mostrou a matéria do portal UOL VivaBem. Para falar sobre o assunto, a reportagem conversou com o Dr. Mário Macoto Kondo, coordenador de medicina obstétrica do Hospital e Maternidade Santa Joana.
Alguns obstetras contraindicam completamente o uso da dipirona, outros liberam apenas para gestantes que estão no segundo trimestre em uma quantidade específica. A recomendação é que cada gestante converse com o seu médico antes de utilizar qualquer medicação.
Há poucos estudos sobre o uso deste remédio por gestantes, mas há alguns riscos relacionados, como a possibilidade de ocasionar o fechamento precoce do ducto arterioso no final da gestação, podendo causar insuficiência cardíaca fetal e até óbito do bebê. Insuficiência renal do feto também está entre os riscos.
A matéria explicou por que alguns países proíbem o uso da dipirona, mencionou outros riscos relacionados e citou remédios alternativos para alívio de dor e febre na gestação.
Para ler a matéria completa, clique aqui.