Voltar
  • Home
  • blog
  • Gestantes podem controlar doenças comuns da estação

Gestantes podem controlar doenças comuns da estação

20 de abril de 2012

Gestantes podem controlar doenças comuns da estação

As mudanças bruscas de temperatura, típicas da estação, podem acarretar efeitos colaterais no corpo humano, geralmente por conta de choque térmico – quente para o frio e vice-versa -, ou tempo seco. Assim como toda a população, a gestante não está livre de uma gripe, um resfriado, uma crise de asma, rinite ou sinusite. Por isso, o Hospital e Maternidade Santa Joana (www.hmsj.com.br), dá dicas de como a grávida pode se prevenir ou amenizar os efeitos colaterais das doenças mais frequentes no Outono.
Segundo Carla Ferreira Kikuchi, obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana, nessa época do ano, as doenças mais comuns são aquelas que atingem o trato respiratório. No caso da gestante, o cuidado tem que ser redobrado uma vez que a administração de medicamentos é limitada. “É importante uma orientação do obstetra para avaliar a necessidade de medicações. Geralmente, repouso relativo e hidratação são os procedimentos mais recomendados”, diz a obstetra.
Já a vacinação contra a gripe, no entanto, é recomendada uma vez que a gestante se enquadra no grupo de risco no caso de agravamento da doença – junto com idosos e portadores de doenças crônicas. “A vacinação contra a gripe diminui a chance de complicação, inclusive de sinusite e pneumonia”, diz Dra. Carla. A proteção do bebê também é feita de forma indireta por meio dessa vacinação, conferindo imunidade ao recém-nascido durante os seis primeiros meses de vida. A gestante pode tomar a vacina tranquilamente, sem risco de efeitos colaterais, desde que não tenha alergia a ovo.
No caso de asma e rinite, o acompanhamento do obstetra e do pneumologista é indispensável, principalmente para a administração de medicamentos específicos. “Além disso, medidas simples como o controle ambiental, evitando o contato com alérgenos – ácaros e odores fortes – e mudanças bruscas de temperatura podem ser medidas preventivas, garantindo uma gestação mais agradável”, explica a médica.
Alimentação saudável, boa qualidade de sono e a prática de exercícios físicos também contribuem para um sistema imunológico equilibrado. Evitar locais com aglomeração de pessoas e ambientes fechados onde possam ter pessoas sabidamente doentes são algumas formas de evitar o contágio e preservar a saúde durante a gestação.

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624