Voltar
  • Home
  • blog
  • Fraldas e mamadeira. Qual é o momento certo de largá-las?

Fraldas e mamadeira. Qual é o momento certo de largá-las?

28 de março de 2012

Fraldas e mamadeira. Qual é o momento certo de largá-las?

É complicado afirmar com exatidão a idade em que a criança precisa aprender certos comportamentos. Por isso, médicos e pediatras calculam períodos estimados para o abandonos de hábitos como o uso da fralda (entre 2 e 4 anos) e a amamentação (entre 2 e 3 anos).
Apesar da média de idade, os pais precisam respeitar os sinais que os filhos mostram e não comparar o desenvolvimento de seu filho com o dos outros. Crianças devem ser estimuladas – independentemente de quando seu filho vai alcançar os marcos do desenvolvimento.
Tchau, fralda!
O abandono da fralda tem dois aspectos importantes. O primeiro e principal é o fator motor e físico da criança. O segundo fator é emocional. As crianças encaram as fezes e a urina como parte do corpo delas e podem não se sentir bem quando os pais veem o ato de fazê-las como algo nojento.
Os pais devem tirar as fraldas dos filhos em épocas em que estejam em casa, para monitorar a transição com paciência. Além disso, é preferível que seja uma época de verão, pois a criança percebe que ficar sem fralda é mais agradável para ela.
Quando ele está pronto? As crianças podem dar sinais como: se incomodar com as fraldas, avisar quando precisam usar o banheiro e parecer constrangida ao ter que fazer na fralda, na frente de todo mundo.
Adeus, mamadeira!
Sugar é um reflexo intuitivo e se torna a primeira atividade do bebê. Por isso, deixar o hábito para trás significa uma grande conquista. Os pais devem ressaltar para as crianças as vantagens de deixar a mamadeira para trás. Se a criança toma mamadeira deitada na cama ou no sofá de manhã, mostre que ela pode tomar café à mesa com a família, que gosta da companhia dela e que isso é algo que ela não teria se continuasse com a mamadeira.
Quando ele está pronto? Assim que a criança conseguir dormir a noite inteira, a chupeta já pode ser retirada. Isso pode acontecer a partir dos seis meses.

Categorias

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624