Fomos recertificados no Programa de Distinção no Tratamento da Sepse
Os hospitais e maternidades Santa Joana, Pro Matre Paulista e Santa Maria, que compõem o Grupo Santa Joana, foram recentemente recertificados no Programa de Distinção no Tratamento da Sepse, uma iniciativa do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) em colaboração com o Instituto Latino-Americano de Sepse (ILAS).
Essa conquista, que os reconhece como ‘Centros de Excelência em Sepse’, destaca a adesão das maternidades do grupo às melhores práticas, garantindo assistência de alta qualidade para suas pacientes. Em 2022, nossas instituições se tornaram as pioneiras no Brasil a obter a certificação internacional para o tratamento da sepse.
O IQG e o ILAS realizam uma avaliação criteriosa, considerando fatores como padrões de excelência, desfechos clínicos relacionados à mortalidade institucional, a implementação de protocolos obrigatórios e diretrizes clínicas, além de limites mínimos para indicadores de desempenho. O compromisso com a qualidade e inovação também é um aspecto fundamental dessa avaliação.
“O protocolo de sepse do Grupo Santa Joana foi elaborado especialmente para gestantes e puérperas, com o intuito de aprimorar continuamente a segurança e a qualidade no atendimento dessas pacientes. Portanto, receber novamente esse importante reconhecimento internacional nos enche de alegria e confirma que estamos seguindo a direção correta”, afirma Camila Almeida, coordenadora do protocolo de Sepse do Hospital e Maternidade Santa Joana e infectologista do Grupo Santa Joana.