Santa Joana é Centro de Excelência em Sepse
Você já deve ter ouvido falar na sepse, ou “infecção generalizada”, que é a terceira causa de mortalidade materna no Brasil.
O Hospital e Maternidade Santa Joana acaba de receber uma certificação internacional que comprova a adoção de protocolos de melhores práticas, do Programa de Distinção no Tratamento da Sepse, desenvolvido pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG) em parceria com o Instituto Latino-Americano de Sepse (ILAS).
Por que melhores práticas?
No Grupo Santa Joana levamos este assunto tão a sério que desenvolvemos um protocolo de diagnóstico e tratamento de sepse especialmente para gestantes e puérperas. Isso porque os protocolos geralmente utilizados não levavam em conta características específicas deste grupo, como a pressão arterial e a frequência cardíaca, que levam a parâmetros diferentes nos sinais clínicos da sepse.
Para capacitar a equipe no atendimento e diagnóstico da doença, temos o Programa de Redução de Mortalidade Materna, que conta com treinamentos no Centro de Simulação Realística para todos os profissionais que estão envolvidos na assistência à paciente. Este programa também é voltado para outras causas de morte materna, como pré-eclâmpsia e síndrome hemorrágica.
Certificação
As maternidades Santa Joana, Santa Maria e Pro Matre, todas do Grupo Santa Joana, foram as primeiras no Brasil a conquistar essa importante certificação internacional no tratamento da sepse.
“A certificação reconheceu o nosso esforço ao elaborar um protocolo personalizado para essas pacientes, pensando na qualidade e segurança do atendimento. Além disso, pode servir de referência para outras instituições aperfeiçoarem seus protocolos para gestantes e puérperas”, diz a Dra. Camila Almeida, coordenadora do protocolo de Sepse do Hospital e Maternidade Santa Joana e infectologista do Grupo Santa Joana.
Para conceder o selo, os institutos avaliaram não apenas este protocolo, mas também os treinamentos de capacitação dos profissionais, os indicadores, os fluxos e atendimentos do Santa Joana. E, assim, certificou que a maternidade segue as melhores práticas na assistência à paciente com sepse.
Afinal, o que é a sepse? A sepse, também conhecida como infecção generalizada ou septicemia, é um conjunto de manifestações graves no organismo produzidas por uma infecção, que podem comprometer o funcionamento de vários órgãos. A sepse é a principal causa de morte nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI).