Voltar
  • Home
  • blog
  • Exames genéticos podem detectar doenças no embrião

Exames genéticos podem detectar doenças no embrião

27 de junho de 2023

Exames genéticos podem detectar doenças no embrião

O Jornal O Globo fez uma reportagem sobre os exames genéticos realizados nos pais e nos embriões, em caso de fertilização in vitro (FIV), para avaliar se existem alterações genéticas que poderiam causar doenças no feto.

Essa tecnologia tem avançado nos últimos anos e, hoje, é possível rastrear mais de 500 doenças genéticas.

Os exames genéticos podem ser feitos no casal, nos embriões, na gestante ou no recém-nascido. Para falar sobre este assunto, a reportagem entrevistou a médica geneticista Dra. Mirlene Cernach, do Grupo Santa Joana. “É importante definir o diagnóstico para ajudar na evolução do bebê, e também para os pais depois. Se se confirmar uma doença genética hereditária, podemos fazer um aconselhamento e estimar o risco em uma próxima gestação”, explicou a médica.

“A possibilidade de que esses estudos sejam feitos inclusive em embriões ainda não implantados é uma ferramenta a mais a que mulheres que decidem engravidar cada vez mais tarde podem recorrer”, completou.

Para ler a reportagem completa, clique aqui.

O aconselhamento genético no feto desempenha um papel crucial na saúde e bem-estar tanto do bebê em desenvolvimento quanto dos pais. Esse processo envolve a avaliação de possíveis alterações genéticas que podem causar doenças no feto, permitindo uma compreensão mais clara dos riscos e desafios que podem surgir. Ao identificar precocemente condições genéticas hereditárias, os profissionais de saúde podem oferecer suporte emocional, informações precisas e orientações sobre opções de tratamento, além de auxiliar na tomada de decisões informadas pelos pais. O aconselhamento genético é essencial para garantir uma abordagem proativa e personalizada à saúde fetal, visando promover um futuro saudável para a criança e proporcionar tranquilidade aos pais. Agende uma consulta.

Categorias

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624