Voltar
  • Home
  • blog
  • Exames: arma poderosa contra partos prematuros

Exames: arma poderosa contra partos prematuros

20 de janeiro de 2016

Exames: arma poderosa contra partos prematuros

*Imagem meramente ilustrativa. A pessoa da imagem não é um paciente do Hospital e Maternidade Santa Joana.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 15 milhões de bebês nascem prematuros por ano em todo o mundo, cerca de 10% do total de nascimentos. Desses, ainda conforme a OMS, mais de 1 milhão vai a óbito. Os demais sobrevivem graças ao avanço da medicina, com novas tecnologias e cuidados específicos da assistência obstétrica e neonatal.
Esse mesmo avanço permite hoje que a mulher realize uma série de exames e tratamentos para que consiga levar a gravidez até, no mínimo, a 39ª semana, idade gestacional em que o risco de desconforto respiratório no bebê é reduzido. Certamente, alguns casos de prematuridade não podem ser evitados. Entretanto, quanto mais tempo consegue se estender a gravidez, maiores serão as chances de sobrevivência e menores os riscos de sequelas.

Dr. Antonio Fernandes Moron, responsável pelo Departamento de Medicina Fetal do Santa Joana


“A melhor UTI Neonatal é o útero da mãe, desde que não ofereça riscos à gestante ou ao seu filho. Cada dia a mais que o bebê permanecer ali durante o período gestacional, melhor será sua qualidade de vida”, afirma Dr. Antonio Fernandes Moron, ginecologista e obstetra responsável pelo Departamento de Medicina Fetal do Hospital e Maternidade Santa Joana.
“Uma forma de acompanhar a gestação e prevenir eventuais nascimentos prematuros é o reconhecimento precoce das gestantes de risco para o parto prematuro por meio da assistência pré-natal cuidadosa associada à avaliação do colo uterino pela ultrassonografia transvaginal entre 20 e 24 semanas de gestação”, explica Dr. Moron. Este exame observa o esvaecimento e encurtamento cervical que, ao longo da gestação, sofre um processo natural de remodelagem até o momento do parto. Quanto mais curto o colo do útero, mais próximo estará do parto.”
Para ler a reportagem completa, acesse aqui.

Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624