Estudo mostra que crianças bilíngues são mais ágeis
Pesquisadores da Universidade de York, no Canadá, afirmam que crianças bilíngues possuem maior velocidade de raciocínio ao realizar mais de uma tarefa por vez. Em contrapartida, dizem que elas demoram mais para adquirir um vocabulário rico e compreender o funcionamento gramatical dos idiomas.
O teste foi feito com 104 crianças de seis anos. Dentre elas, havia quem falasse somente inglês e outras que dominavam também chinês, francês ou espanhol. O desafio proposto era pressionar um botão enquanto passavam imagens de animais e de cores na tela do computador. Quando as categorias das figuras mudavam rapidamente, as crianças bilíngues respondiam com mais rapidez.
Na faixa entre 6 meses e 4 anos, estão se formando circuitos de linguagem. Os neurônios, se estimulados, podem fazer novas conexões e especializações. Apresentar um novo idioma ao seu filho, nessa idade, torna a tarefa do aprendizado mais fácil , sim. Há maior chance de ele falar sem sotaque, já que as estruturas nervosas básicas ainda estão em formação.
Nos testes de vocabulário e de conhecimentos gramaticais, por outro lado, as crianças testadas e que só dominavam o idioma materno tiveram um desempenho superior. Isso costuma ocorrer quando a alfabetização é feita em duas línguas ao mesmo tempo. Associar os símbolos aos sons é um processo mais complexo e que pode trazer confusão aos pequenos.
Se você está pensando em escolher uma instituição bilíngue para seu filho, preste atenção primeiramente no desempenho dele na língua portuguesa. Se a criança tem mais de quatro anos e ainda fala com dificuldades, tem atrasos de atenção e problemas de aprendizagem, é melhor esperar um pouco para ensiná-la um novo idioma.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624