Estudo aponta que cuidado bucal adequado diminui o risco de parto prematuro
Um estudo publicado no tabloide inglês Daily Mail informa que mulheres grávidas que tratam seus problemas bucais podem reduzir em um terço o risco de parto prematuro. Esse resultado foi obtido após as gestantes participantes da pesquisa que tinham doença periodontal (na gengiva) e, consequentemente, um alto risco de dar a luz prematuramente aos seus bebês, serem beneficiadas com tratamentos de raspagem e alisamento radicular.
O procedimento realizado com as gestantes promoveu uma remoção de tártaro perto da linha da gengiva, reduzindo o risco de doença periodontal grave. Isso acontece porque, segundo estudos, infecções graves na gengiva causam um aumento na produção de prostaglandinas no organismo, que são substâncias que induzem ao trabalho de parto.
De acordo com os registros de medicina, os nascimentos prematuros são definidos como os bebês nascidos antes de 37 semanas de gravidez e têm sido associados em históricos a baixos níveis de saúde oral das mães. Só na Inglaterra, 54 mil bebês nascem prematuramente a cada ano.
Diante disso, consultas regulares com o dentista não podem ser deixadas de lado nessa época. O dentista é capaz de lhe dar conselhos sobre como cuidar de seus dentes e gengivas da melhor forma, fazer uma limpeza completa e outros procedimentos necessários.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624