Voltar
  • Home
  • blog
  • Estética: o que é proibido durante a gestação?

Estética: o que é proibido durante a gestação?

17 de julho de 2012

Estética: o que é proibido durante a gestação?

A gestação requer uma série de cuidados. Alguns no que dizem respeito aos cuidados com a beleza, tratamentos estéticos e cremes geralmente utilizados pelas mulheres. A seguir, listamos produtos e/ou tratamentos que são proibidos pelos médicos e devem passar longe das mulheres que esperam um bebê:
Cremes anticelulite – Devem ser evitados durante toda a gestação, pois têm ativos muito estimulantes, como ácidos e nicotinato de metila -fórmula química que aumenta a circulação e pode deixar a pele quente e avermelhada por até 40 minutos.
Bronzeamento artificial – Não é recomendado nunca, nem na gravidez nem em qualquer época da vida. A máquina de bronzeamento, inclusive, já está proibida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) desde novembro de 2009.
Autobronzeador – O principal princípio ativo que colore a superfície da pele, o dihidroxiacetona (DHA), pode ser tóxico. Como não há estudos assegurando que a substância não afeta o bebê, é melhor não chegar perto.
Maquiagem definitiva – Há o risco de que os pigmentos introduzidos na pele desencadeiem reações alérgicas ou, o que é mais grave, reações anafiláticas, que comprometem todo o organismo e provocam coceira, erupção generalizada, vermelhidão, dificuldade para respirar, queda na pressão arterial e, eventualmente, convulsões, vômitos, diarréia e cólicas abdominais. O procedimento também é doloroso e provoca estresse, incitando as contrações.
Alisamento ou relaxamento – Tais produtos dificilmente são testados para uso em grávidas e, por isso, os dados a respeito dos riscos são insuficientes. Os alisamentos trazem elementos que evaporam com facilidade durante a aplicação e têm forte odor. Não se sabe se o que é inalado atingirá o embrião ou feto. Para agravar o quadro, muitos trazem ativos perigosos na composição, como formol.

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624