Voltar
  • Home
  • blog
  • Está com dor nas costas? Aprenda cinco exercícios para gestantes que reduzem esse sintoma

Está com dor nas costas? Aprenda cinco exercícios para gestantes que reduzem esse sintoma

24 de setembro de 2012

Está com dor nas costas? Aprenda cinco exercícios para gestantes que reduzem esse sintoma

*Imagem meramente ilustrativa. A pessoa da imagem não é um paciente do Hospital e Maternidade Santa Joana.


Dores nas costas são muito comuns na gestação, porém você não precisa conviver com ela. Exercícios indicados para grávidas reduzem ou, até mesmo, acabam com o desconforto.
A seguir, listamos cinco dicas de exercícios que vão fazê-la se sentir melhor:
– Deitada de costas e com as pernas flexionadas, deixe os braços estendidos ao lado do corpo e as mãos apoiadas no chão, elevando somente os glúteos. Fique nessa posição de 10 a 20 segundos. Retorne à posição inicial e faça 2 repetições.
– Ainda deitada de costas, com as pernas flexionadas e os pés no chão, deixe os braços cruzados na região peitoral. Contraia o abdômen, empurrando a região lombar contra o solo. Fique nessa posição por 20 segundos ou o máximo que conseguir. Relaxe e repita três vezes.
– Deitada de costas, com as pernas flexionadas, unidas e os pés no chão, gire as pernas para a esquerda até o máximo que puder. Deixe a coluna reta e apoiada no chão o tempo todo, volte lentamente à posição inicial e gire para a direita. Relaxe e repita 10 vezes de cada lado.
– Em quatro apoios (com joelhos e mãos no chão), mantenha as costas retas. Leve o queixo em direção ao peito e contraia o abdômen na medida em que vai arqueando suas costas. Fique assim por 4 segundos. Relaxe e faça o movimento contrário, também por 4 segundos. Faça de 5 a 10 repetições.
– Deite-se de barriga para baixo, com os braços flexionados e as mãos ao lado do rosto. Fique com o pescoço na mesma linha da coluna e olhe para o chão. Levante o tronco, retirando apenas a região peitoral e o rosto do solo. Mantenha os quadris na superfície. Fique assim de 5 a 10 segundos. Retorne à posição inicial e descanse 5 segundos. Repita o movimento 5 vezes.

Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624