Voltar
  • Home
  • blog
  • Epilepsia na gestação: os cuidados necessários

Epilepsia na gestação: os cuidados necessários

1 de março de 2024

Epilepsia na gestação: os cuidados necessários

A epilepsia é uma alteração no funcionamento do cérebro por causa de impulsos elétricos incorretos dos neurônios, que provocam as convulsões. É uma das doenças neurológicas mais comuns, acometendo cerca de 2% da população brasileira. Para as mulheres que têm epilepsia e desejam engravidar, é necessário tomar alguns cuidados. Isso porque as medicações utilizadas para controlar as convulsões, se utilizadas durante a gestação, podem prejudicar o bebê. Este foi tema de reportagem do portal Viva Bem, do UOL.

“São substâncias usadas para controlar as convulsões que podem levar à má formação do bebê ou causar problemas na infância da criança”, explicou à reportagem o Dr. José Marcos Vieira, neurologista do Grupo Santa Joana. “Por isso, a recomendação é sempre de que essas mulheres tenham uma gravidez planejada, para que exista a possibilidade de troca de medicação, sempre, primando pelo segurança física da mulher”, disse o médico.

Uma das recomendações é o uso de ácido fólico em doses maiores para diminuir os riscos de má formação neural.

Saiba mais sobre o ácido fólico.

Manter hábitos saudáveis também é importante. “O padrão de sono, por exemplo, pode mudar muito na gravidez, e privação de sono é um gatilho importante para as crises de epilepsia. Isso é perigoso não só por colocar em risco a integridade física da mulher, como também por interferir no crescimento do feto”, explicou o médico.

Por todos os riscos envolvidos, o parto deve ser planejado em uma maternidade com UTI materna e neonatal.

O pós-parto também merece atenção, afinal envolve privação de sono, que pode provocar crises epiléticas, além da flutuação hormonal das puérperas.

É importante manter o acompanhamento médico nesse período e conversar, também, com o pediatra do bebê sobre a amamentação, já que as medicações podem passar pelo leite materno.

Para ler a reportagem completa, clique aqui.

Categorias

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624