Voltar

Engasgo durante a mamada

17 de maio de 2024

Engasgo durante a mamada

Engasgo é sempre assustador e pode ocorrer por vários motivos, até durante a amamentação. A Revista Crescer publicou uma reportagem sobre esse assunto, entrevistando a Dra. Clery Bernardi Gallacci, pediatra e neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana.

Para evitar que os engasgos aconteçam, é preciso entender a causa: se é externa, relacionada à postura da mãe e à produção de leite, por exemplo, ou se tem relação com o próprio bebê, como imaturidade, incoordenação de sucção e deglutição e malformações.

Com relação às causas externas, a Dra. Clery comentou sobre o fluxo de leite. “Se a produção está exacerbada, pode ser interessante a mãe esvaziar um pouco a mama antes do início da mamada. Já quando a oferta de leite ocorre com bicos de mamadeira é importante se atentar para o orifício do mesmo e sempre respeitar o tamanho de acordo com idade do bebê e nunca ampliar o fluxo”, explicou.

Entender o que provoca os engasgos é muito importante para diminuir a frequência com que acontecem. “A prevenção passa pelos cuidados de postura da mãe e do bebê e diagnósticos assertivos do fator causal de engasgos frequentes”, disse a pediatra.

Leia também: O que fazer se o bebê engasgar?

Nem todo engasgo é igual: existe o parcial, em que as vias respiratórias não ficam completamente obstruídas e o bebê consegue chorar ou tossir, por exemplo. Já o engasgo total ocorre quando um objeto ou alimento obstrui completamente a passagem de ar e a criança não consegue chorar, tossir ou falar e pode ficar com os lábios arroxeados.

Neste caso, é importante manter a calma e ligar para a emergência (SAMU 192 ou Bombeiros 193). Há algumas manobras que você pode fazer, de acordo com a idade da criança, para ajudá-la a desengasgar.

Aprenda a fazer a Manobra de Heimlich e outros primeiros socorros para bebês e recém-nascidos:

Para ler a reportagem completa, clique aqui.

Categorias

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624