E se o prematuro não consegue se alimentar?
Os pais de bebês prematuros podem ficar muito aflitos ao verem seus filhos internados na UTI Neonatal. Uma das principais preocupações dos familiares é com a amamentação. Prematuros extremos nem sempre conseguem mamar no seio da mãe logo que nascem.
“No começo, o bebê prematuro extremo pode não ter condições nem de tomar leite porque o intestino dele também não está preparado para receber direto esse alimento. Então, a alimentação é pela veia, e são nutrientes prontos para serem absorvidos. Assim que o bebê tenha condições clínicas estáveis, fazemos o que chamamos de enteral mínima – dar um pouquinho de leite materno, acompanhar o início do funcionamento do intestino e aumentar devagarinho a quantidade”, explica Dra. Filomena Bernardes de Mello, neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana.
Um dos principais critérios para tirar o bebê da UTI Neonatal é fazer com que ele consiga se alimentar sem ajuda. Nessa fase, é preciso ter muita paciência e acreditar no trabalho de todos os profissionais que se dedicam a todo tempo para que seu filho tenha toda a atenção necessária.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624