Voltar
  • Home
  • blog
  • É preciso tomar vitaminas no pós-parto?

É preciso tomar vitaminas no pós-parto?

9 de outubro de 2025

É preciso tomar vitaminas no pós-parto?

No puerpério, o corpo está se recuperando das transformações da gestação e do esforço do parto, adaptando-se às necessidades do bebê recém-chegado e preparando-se para a amamentação. São tantas demandas que, às vezes, pode ser necessário repor os nutrientes com a ingestão de vitaminas no pós-parto.

Geralmente, a dieta não é capaz de suprir todas as necessidades nutricionais da mulher nesta fase. Por isso, a suplementação de micronutrientes tem um papel importante ao longo da gestação e no período da amamentação, auxiliando na recuperação e manutenção nutricional da mãe e enriquecendo o leite materno.

É claro que, mesmo com a suplementação de vitaminas no pós-parto, uma alimentação saudável e balanceada continua sendo primordial, evitando gorduras trans e excesso de açúcar e sal.

Leia também: Boa alimentação: fundamental na gestação, mas tem que complementar

Qual é o papel das vitaminas no pós-parto?

Todos os micronutrientes, minerais e vitaminas desempenham um papel fundamental no puerpério. As vitaminas B12, B6 e B9 (ácido fólico), por exemplo, agem na função cerebral e na produção de neurotransmissores. Outros micronutrientes são importantes quando o assunto é a saúde mental da puérpera, como a vitamina D e o ômega 3. Para ajudar na imunidade, vitamina C, vitamina D e zinco.

Os chamados micronutrientes essenciais, como vitaminas A, C, E, complexo B, ferro, cálcio, zinco e selênio, precisam ser obtidos por meio da alimentação ou suplementação, porque não são produzidos pelo nosso organismo.

Leia também: Por que o ácido fólico é importante para evitar malformação do bebê?

Vitaminas na amamentação

Durante a amamentação, a suplementação adequada de micronutrientes na dieta da mãe impacta também na saúde do recém-nascido. A vitamina A, por exemplo, atua no desenvolvimento da visão do bebê. O cálcio tem benefício ósseo, enquanto o zinco e o ômega 3 favorecem o desenvolvimento neuropsicomotor. Para contribuir na redução de anemia, atuam a vitamina B12, o ferro e o ácido fólico.

É importante reforçar que, antes de ingerir qualquer suplemento, é necessário consultar um médico. A ingestão inadequada, com dosagens excessivas, por exemplo, pode causar efeitos adversos, como sobrecarga renal e desidratação.

Antes de comprar, busque produtos com selos de qualidade e segurança, com fiscalização ativa pelos órgãos competentes do governo, como a Anvisa.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Categorias

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: EDUARDO CORDIOLI | CRM: 90587