É normal ter incontinência urinária depois do parto?
Sim. A incontinência urinária pode ser algo bastante constrangedor para a mulher que acabou de ter bebê. Se isso acontecer, procure o seu obstetra para que ele possa apresentar uma solução para o seu problema.
“Isso acontece mais em parto normal, por causa do períneo que fica flácido, e, às vezes, a paciente tem um prolapso de bexiga. A chance de ter incontinência urinária é muito grande para mulheres que tiveram muitos partos normais ou partos de bebês grandes”, explica a enfermeira Thalita Halasc, do Hospital e Maternidade Santa Joana.
Outra queixa constante são as cólicas após o nascimento do bebê. “É normal que a mulher sinta cólicas por causa da contração do útero. Quando ela amamenta, libera um hormônio chamado ocitocina, que faz o útero voltar para o tamanho de origem e também ajuda na produção do leite. Durante 45 dias, mais ou menos, a mulher terá cólicas e um sangramento, que é inconstante e vai mudando de cor”, explica Thalita.
Essa contração abdominal parece uma cólica menstrual. Passada a quarentena, a mulher voltará a menstruar em breve. “Se ela estiver amamentando, só voltará a menstruar em torno dos 60 dias depois do parto. Se não estiver, terminando a quarentena, normalmente ela já menstrua”, acrescenta.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624