É normal sentir cólicas depois do parto?
O parto é um acontecimento muito importante na vida de uma mulher. Depois de ter sofrido mudanças radicais, o organismo da nova mamãe terá que retornar ao estado físico anterior à gestação. Nessa fase de recuperação, é comum surgir uma série de dúvidas.
Algumas mulheres ficam assustadas com as cólicas que surgem depois do parto. “É normal que a mulher sinta cólicas por causa da contração do útero. Quando ela amamenta, libera um hormônio chamado ocitocina, que faz o útero voltar para o tamanho de origem e também ajuda na produção do leite. Durante 45 dias, mais ou menos, a mulher terá cólicas e um sangramento, que é inconstante e vai mudando de cor”, explica Thalita Halasc, enfermeira do Hospital e Maternidade Santa Joana.
Essa contração abdominal parece uma cólica menstrual. Passada a quarentena, a mulher voltará a menstruar em breve. “Se ela estiver amamentando, só voltará a menstruar em torno dos 60 dias depois do parto. Se não estiver, terminando a quarentena, normalmente ela já menstrua”, acrescenta.
Durante a gestação, o tamanho do útero pode aumentar em até dez vezes. Outro fato que costuma chamar a atenção das mulheres que deram à luz é a loquiação, sangramento decorrente da cicatrização desse órgão depois da gestação. “Temos que saber a diferença da loquiação e da menstruação. A menstruação vem do endométrio – o útero fica preparado para receber o bebê, as paredes engrossam, e, quando não recebe nada, esse tecido sai. A loquiação vem da cicatrização do útero – do lugar em que ficou implantada a placenta. Em casos extremos, quando permanece um pedaço da placenta em seu interior, o útero não para de sangrar, e normalmente é preciso realizar uma curetagem”, acrescenta Thalita.
Esse sangramento deve passar após, em média, 45 dias. Durante essa etapa, a coloração dessa secreção deve variar até parar. Não se assuste.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624