Voltar
  • Home
  • blog
  • É normal ficar com os olhos secos durante a gestação?

É normal ficar com os olhos secos durante a gestação?

16 de agosto de 2012

É normal ficar com os olhos secos durante a gestação?

*Imagem meramente ilustrativa. A pessoa da imagem não é um paciente do Hospital e Maternidade Santa Joana.

Existe um problema chamado Síndrome do Olho Seco, que afeta mulheres com frequência. Ele parece ter relação com mudanças hormonais, que são o que mais acontece na gravidez. O problema também pode aparecer durante a amamentação, com o uso de pílulas anticoncepcionais ou depois da menopausa.
A síndrome do olho seco aparentemente é causada por uma mudança na quantidade de lágrimas que lubrificam os olhos. Assim, os olhos ficam coçando, sensíveis à luz, irritados e secos. Pode haver a sensação de que há areia nos olhos ou algum corpo estranho, e o olho pode ficar lacrimejando.
Durante a gravidez, o incômodo parece ir e vir, mas para algumas mulheres pode atrapalhar bastante a vida. Se você usa lentes de contato, elas podem começar a incomodar demais, e talvez fique difícil continuar usando.
Caso o problema aconteça com você, vale a pena mencioná-lo para o ginecologista ou procurar um oftalmologista. Será necessário examinar seus olhos para ver se não há algum outro problema, como uma infecção ou uma úlcera.
O olho seco causado pela gravidez costuma ir embora aos poucos depois que o bebê nasce. Para aliviar o desconforto, é possível usar colírios e lágrimas artificiais, mas é necessário perguntar para o ginecologista primeiro — mesmo remédios de uso tópico podem ser prejudiciais ao bebê. Experimente dormir com um umidificador de ar no quarto.
Também dá para aliviar o desconforto evitando condições que agravem a situação, como a exposição ao vento (proteja os olhos com óculos escuros), à fumaça, ao clima muito seco, ficar muito tempo assistindo à TV ou na frente do computador etc.
Se a situação estiver muito ruim, pare de usar lentes de contato por um tempo. Faça o máximo para não trabalhar demais no computador, porque isso afeta a frequência de suas piscadas. Existem outros tratamentos, mas eles são voltados para pessoas que sofrem com o problema por mais tempo, e precisam ser receitados pelo oftalmologista.

Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: EDUARDO CORDIOLI | CRM: 90587