Dificuldades iniciais da amamentação: superando desafios
Embora a amamentação traga tantos benefícios, muitas mulheres sentem certa insegurança no começo dessa aventura. Dificuldades com a posição, dúvidas quanto à quantidade que o bebê está mamando, ansiedade e inexperiência podem atrapalhar esse momento de alegria. Acompanhe estas dicas para tornar esse momento especial ainda melhor:
Procure a posição mais confortável para você e para o bebê. Se tiver dificuldade no começo, vá trocando de posição, até encontrar uma ideal.
Tenha sempre um copo de líquido ao seu alcance enquanto amamenta, de preferência suco de frutas ou leite. Tenha certeza: você vai sentir muita sede ao amamentar.
Segure a mama com a mão que está livre, de modo que o indicador e o polegar formem a letra “C” invertida. Toque o lábio inferior do bebê com o bico do seio, pois com este estímulo, se o bebê estiver acordado, ele abrirá a boca como um bocejo.
Observe se o bebê consegue abocanhar a maior parte da aréola. Dessa forma, ele conseguirá retirar uma boa quantidade de leite, já que os depósitos de leite ficam atrás da aréola.
Nunca puxe o bico do peito de dentro da boca do bebê, pois isso pode causar fissuras nos mamilos. Introduza o dedo mínimo na boca do bebê e deixe que ele largue vagarosamente o bico.
Após as mamadas, coloque o bebê na posição vertical para arrotar e, depois, de lado ou de bruços no berço, evitando assim a aspiração em caso de regurgitamento. Estas posições também auxiliam a expelir gases, evitando cólicas.
Para saber se o bebê mamou o suficiente, observe se a forma de amamentar está correta: um bebê bem alimentado molha a fralda com urina pelo menos seis vezes ao dia e se apresenta ativo.