Voltar
  • Home
  • blog
  • Dificuldades do aleitamento materno: como superar?

Dificuldades do aleitamento materno: como superar?

10 de agosto de 2023

Dificuldades do aleitamento materno: como superar?

Para comemorar o Agosto Dourado, a revista Crescer deste mês publicou uma reportagem com os relatos de cinco mães que contaram como superaram as dificuldades que surgiram relacionadas ao aleitamento materno.

Todo mundo sabe que a amamentação fortalece a imunidade, protege contra doenças, contribui para o desenvolvimento do bebê e tem outros inúmeros benefícios para o binômio materno-fetal. Mas nem sempre o aleitamento materno é um processo simples. São tantas as dificuldades que muitas mulheres acabam desistindo. O Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) de 2021 apontou de 54,2% das crianças no Brasil não recebem aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida.

Para saber mais sobre amamentação, clique aqui.

A reportagem mencionou um levantamento feito nos Estados Unidos com mais de 500 mães que mostrou as principais dificuldades para seguir com a amamentação: 55,6% sofriam com dor, 38% tiveram fissuras nos mamilos, 35,7% tinham questões relacionadas à percepção de baixa produção de leite e 32,8% disseram que os bebês não ganharam o peso esperado. Em muitos casos, havia mais de uma dificuldade simultaneamente.

Leia também: Como encontrar uma rede de apoio confiável para uma amamentação bem-sucedida.

Para falar sobre o assunto, a reportagem conversou com a pediatra Clery Bernardi Gallacci, coordenadora dos Berçários Setoriais do Hospital e Maternidade Santa Joana.

A médica falou sobre a dor, que leva muitas mulheres a desistirem do aleitamento materno. Ela pode ocorrer por diversas razões, por isso é importante procurar ajuda de um pediatra, consultor de amamentação, profissional de enfermagem ou do Banco de Leite. “Um dos principais fatores é a postura da mãe e o modo de colocar o bebê para mamar, que pode causar sofrimentos e dor”, explicou a Dra. Clery.

A matéria fala também das outras dificuldades relacionadas ao aleitamento materno. Para ler a reportagem, clique aqui.

Categorias

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624