Voltar
  • Home
  • blog
  • Desvendando o pré-natal: exames importantes

Desvendando o pré-natal: exames importantes

24 de fevereiro de 2012

Desvendando o pré-natal: exames importantes

O Pré-Natal é uma fase imprescindível na vida da gestante, pois através dele o médico pode acompanhar evoluções do feto, alterações hormonais e físicas da mãe e possíveis problemas gestacionais, como pressão alta e o diabetes. No geral, a maioria das gestantes tem de 14 a 18 consultas durante a gestação.
A consulta é uma conversa informal, um bate-papo com o obstetra, ocasião em que a gestante relata suas dúvidas e possíveis alterações. Os exames mais comuns solicitados são os não-invasivos, para conferir a evolução do feto e assegurar que a gestante está em perfeitas condições de saúde. A ultrassonografia, realizada ao longo de todo o período de gestação, avalia de forma simples e indolor a situação do feto.
Um dos exames mais importantes do início da gestação é o de translucência nucal, realizado por volta da 12ª semana, por meio da ultrassonografia. Durante este exame, mede-se o tamanho do feto e checam-se as condições gerais de sua formação, por meio da verificação da quantidade de líquido acumulado na nuca do bebê. Por meio desse exame, é possível descobrir se o feto é portador de algum tipo de malformação.
Em algumas circunstâncias, o obstetra pode solicitar alguns exames invasivos, para checar a presença de alterações cromossômicas, como a biópsia de vilo corial (BVC), que examina as vilosidades coriônicas (fragmentos de placenta) entre a 11ª e 14ª semana de gestação. A placenta e o bebê originam-se das mesmas células e, portanto, os cromossomos presentes nas células da placenta podem ser usados para se examinar os cromossomos do feto.
A amniocentese é outro processo utilizado com frequência pelos obstetras no período compreendido entre a 15ª e 20ª semana de gestação e analisa os cromossomos presentes no líquido amniótico e derivados da descamação da pele fetal. A cordocentese, realizada a partir da 20ª semana, recolhe o sangue do feto por meio do cordão umbilical e este sangue é utilizado para análise dos cromossomos.

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624