Desejos por comida na gravidez e vitaminas essenciais
É comum ouvir que uma gestante tem desejo de comer isso ou aquilo, não é mesmo? Apesar de parecer bobagem, esses desejos são reais e é pouco provável que resultem de deficiências alimentares. A vontade de comer coisas estranhas como barro e goma para roupas acontece com algumas gestantes. Caso isso aconteça com você, informe o seu médico.
Outro assunto discutido amplamente são as vitaminas necessárias para que a mulher tenha uma gestação saudável. Gestantes precisam de 60 g de proteína por dia. Uma xícara de leite ou 30 g de carne vermelha contém aproximadamente 10 gramas de proteína. Carnes magras, aves, peixe, feijões secos, lentilhas, nozes, ovos e queijo são boas fontes de proteína. Evite queijos suaves não pasteurizados, como Brie e jalisco. Não coma também carnes cruas ou mal passadas.
Outro ponto forte é o cálcio, necessário durante a gravidez para a formação dos ossos e dentes do bebê. A cota diária de cálcio recomendada durante a gravidez é de 1.200 mg por dia. O cálcio pode ser obtido em vegetais de folhas verdes, suco de laranja, leite, iogurte e queijo. Você deve comer quatro porções de alimentos ricos em cálcio diariamente.
A gestante precisa também de 15 a 30 mg por dia de ferro. Peixe, aves, cereais ou grãos integrais, vegetais de folhas verdes, legumes, frutas secas, ovos, fígado e carne vermelha são boas fontes de ferro.