Desconfio que estou grávida. E agora?
Muitas mulheres descobrem que estão grávidas já no segundo mês de gestação, quando começam a sentir fortes enjoos e outros sintomas. Para esclarecer as principais dúvidas das futuras mamães, o Curso de Gestantes Online do Hospital e Maternidade Santa Joana traz dicas de profissionais especializados em quinze áreas, que abrangem do começo ao final da gestação.
A gravidez só pode ser detectada cerca de 12 dias após a ovulação com um teste de farmácia ou com o exame de sangue Beta HCG, a maneira mais indicada. Segundo Dr. Luiz Fernando Leite, obstetra do Santa Joana, depois de confirmar a gestação o médico pedirá os seguintes exames: ultrassom transvaginal; hemograma completo; tipagem sanguínea para fator RH; glicemia; sorologia para rubéola, toxoplasmose, HIV, sífilis e hepatites A e B; urina tipo 1; parasitológico de fezes e Papanicolau (este, se a mulher realizou há mais de um ano).
Normalmente, o sexo do bebê só pode ser identificado, com certeza, a partir da 13ª semana de gestação. “Antes disso, é possível saber o sexo do feto por meio de exame de sangue de sexagem fetal (a partir de oito semanas), com um exame de urina de farmácia (a partir de dez semanas) e com exames genéticos e invasivos (recomendados só em caso de riscos de doenças)”, explica.
A mulher, em geral, só sente o bebê mexer a partir do quarto mês de gestação. “Embora já se mova desde a 7ª ou a 8ª semana, o feto só é percebido em sua movimentação entre a 16ª e a 22ª semana, pois já está maior e seus movimentos são menos sutis”, acrescenta o obstetra.
Aproveite o fim de semana e veja mais dicas e conteúdos do Curso de Gestantes Online, aqui.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624