Dar banho no bebê não é uma tarefa simples
Dar banho no bebê não é uma tarefa simples. Nesse momento, surgem muitas dúvidas quanto aos procedimentos e produtos que devem ser utilizados para lavar regiões sensíveis do recém-nascido – como os olhos, orelhas, boca e nariz. A enfermeira Thalita Halasc, do Hospital e Maternidade Santa Joana, ajuda aos pais de primeira viagem nessa tarefa.
“A limpeza auricular deve ser feita em todo banho, só na parte externa. Enxugue a orelhinha com a toalha e passe um cotonete só na parte externa, bem devagarinho. O nariz é a mesma coisa. O olhinho a gente limpa de fora para dentro, com um algodãozinho ou uma gaze, por causa do canal lacrimal. Se fizer no sentido contrário, alguma sujeirinha pode entupir esse canal. A boca do bebê é limpa com gaze em todo banho, como se você estivesse escovando os dentes, passando bem na língua”, orienta.
É fundamental procurar um profissional que entenda do assunto para que ele possa esclarecer todas as suas dúvidas. Não tenha vergonha de perguntar sobre as coisas mais simples do banho do bebê ainda na maternidade. Isso pode fazer grande diferença.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624