Voltar
  • Home
  • blog
  • Curso de gestantes online ajuda a reduzir a ansiedade para o parto

Curso de gestantes online ajuda a reduzir a ansiedade para o parto

22 de outubro de 2012

Curso de gestantes online ajuda a reduzir a ansiedade para o parto

*Imagem meramente ilustrativa. A pessoa da imagem não é um paciente do Hospital e Maternidade Santa Joana.


A gravidez nem sempre é um momento tranquilo na vida da mulher. Além de lidar com o seu organismo, a gestante terá muitas responsabilidades com seu filhote. Embora a espera de um bebê possa ser motivo de bastante alegria, é comum que a grávida sinta ansiedade nesse período. Para trazer mais segurança e informações, o Hospital e Maternidade Santa Joana lançou o Curso de Gestantes Online, em 15 vídeos sobre temáticas relevantes para uma gestação saudável.
No módulo Primeiros exames e sintomas, o Dr. Luiz Fernando Pereira Leite, obstetra do Santa Joana, esclarece as dúvidas mais frequentes no início da gravidez. Segundo ele, é possível detectar os primeiros sinais da gestação cerca de 12 dias depois da ovulação, usando testes de farmácia mais precisos ou fazendo um exame de sangue. No entanto, para ter mais garantia, o médico recomenda que a mulher faça o teste a partir do primeiro dia de atraso menstrual.
Muitas mulheres têm sangramentos de escape ou spotting no início da gravidez, que se assemelham à menstruação normal. Os sintomas iniciais também podem ser muito parecidos e ela pode ter até cólica. Por isso, é preciso ficar atento para qualquer variação no ciclo menstrual e procurar logo um obstetra caso a gestação seja detectada, para que ele possa programar o acompanhamento pré-natal.
Após um exame de sangue que confirme a gestação, o especialista pedirá outros exames como:
– Ultrassom transvaginal (se o atraso da menstruação já estiver por volta de 6 a 7 semanas): avalia se o embrião está implantado adequadamente no útero, qual o tempo da gravidez, se é gemelar e se é ectópica, ou seja, ocorre nas trompas;
– Hemograma completo: checa os níveis de globulina e a necessidade de reposição de vitaminas;
– Tipagem sanguínea para fator RH: identifica se a mãe possui RH negativo;
– Glicemia: aponta se a mulher é diabética;
– Sorologia para rubéola, toxoplasmose, HIV, sífilis e hepatites A e B: se identificadas, estas doenças podem resultar em malformações fetais;
Papanicolau: se a mulher realizou há mais de um ano.
 Para saber mais sobre esse e outros conteúdos, acesse a página do Curso de Gestantes Online aqui.

Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624

© 2024 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: EDUARDO CORDIOLI | CRM: 90587