Cuide da alimentação e eleve sua autoestima na gestação
Durante a gestação, muitas mulheres não controlam seu peso e acabam desenvolvendo complicações graves tanto para ela como para seu filho. Os problemas ocasionados pela má alimentação vão desde a pré-eclâmpsia até o diabetes gestacional, e podem ter consequências severas, como a antecipação do parto. O ideal é cuidar para que o aumento de peso não passe de 1,5kg por mês – em um ganho de 10 ou 12kg ao longo da gravidez.
Como as mudanças no corpo são muito radicais, algumas mamães podem se sentir ansiosas e incomodadas com o corpo. Por isso, cuidar da alimentação também é fundamental para elevar a autoestima da gestante nessa fase de tantas transformações.
É preciso fracionar a dieta diária em cinco ou seis refeições, sempre incluindo todos os grupos alimentares. ”A alimentação da gestante precisa conter, especialmente, o ferro que está presente em alimentos como fígado, feijão e verduras; o Cálcio, presente em leite, queijo e gergelim; sem esquecer-se das vitaminas do tipo A, encontrada na gema do ovo, frutas e vegetais amarelo-alaranjadas, e do tipo B das frutas secas e cereais integrais”, orienta Luciana Costa, supervisora de nutrição do Hospital e Maternidade Santa Joana.
Uma dieta saudável também implica a redução de doces, gorduras, frituras e alimentos muito calóricos. A hidratação é fundamental para melhorar a pele e contribuir para o funcionamento do intestino.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624