Voltar
  • Home
  • blog
  • Cuidados com bebês e crianças no calor

Cuidados com bebês e crianças no calor

23 de novembro de 2023

Cuidados com bebês e crianças no calor

No calor, os bebês sofrem mais por possuir uma quantidade menor de água corporal e transpirar menos. Além disso, não sabem verbalizar o que precisam. Por isso, é importante ficar atento aos sinais de desconforto térmico, como choro e irritabilidade.

Este foi o tema de reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, que entrevistou a Dra. Clery Bernardi Gallacci, pediatra e neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana. 

Um dos maiores perigos é a desidratação: preste atenção se a boca está seca, os olhos mais encurvados e a moleira mais afundada. Se perceber algum desses sinais, ofereça água e, caso não melhore, procure um médico.

Porém, para bebês de até 6 meses, não é necessário oferecer água, já que o aleitamento materno ou fórmula já são suficientes para a hidratação. “Se a mãe amamenta, é importante que oferte o alimento mais vezes ao dia e que cuide da sua própria hidratação, pois, nesse momento, isso está interligado”, explica a Dra. Clery.

Leia também: no calor, é preciso dar água para o recém-nascido?

Para os maiores de 6 meses, além da oferta de água, é importante prestar atenção no frescor dos alimentos. “Evite alimentos industrializados e dê preferência aos mais naturais. Fique atento também para que as papinhas estejam frescas e sejam bem armazenadas para não estragar”, disse a médica.

Uma dica da reportagem é oferecer frutas geladas, como melancia, melão e abacaxi e sorvetes caseiros, feitos com frutas e água.

Pele do bebê

Além da hidratação, outra preocupação no calor é com a pele do bebê. A dica é deixá-lo apenas de fraldas e fazer as trocas com frequência, utilizando algodão com água. Na hora de sair de casa, priorizar roupas de algodão.

Sol

Evite expor o bebê ao sol das 9h às 16h. Antes dos 6 meses, não se recomenda a utilização de protetor solar, então o melhor é usar roupinhas com proteção UV e chapéu. Se já tiver mais de 6 meses, passe protetor solar ao sair e reaplique a cada duas horas ou caso a criança entre na água.

Temperatura ambiente

Caso utilize ar-condicionado, a temperatura ideal para bebês é de 23ºC . O ideal é ligar o aparelho antes de entrar com o bebê e, quando ele estiver lá dentro, desligar. Mas caso opte por deixá-lo ligado, verifique se o vento não está direcionado para a criança, pois pode ressecar ou irritar as vias aéreas. E lembre-se de umidificar o ambiente com umidificador ou toalhas úmidas.

Para ler a reportagem completa, clique aqui.

Categorias

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624