Cuidado com o sal. Ele aumenta as chances de obesidade infantil
Uma pesquisa realizada na Austrália e publicada na revista científica Pediatrics revelou que o excesso de sal pode desenvolver a obesidade infantil. Segundo a publicação, após fazer uma refeição salgada, as crianças matam a sede tomando bebidas doces em vez de água.
Os estudiosos chegaram a esse resultado analisando 4.283 crianças australianas com idades entre 2 e 16 anos. Cerca de 62% das crianças consumiam 6g de sal por dia, quando o indicado é de no máximo 5g, dependendo da idade.
Chegou-se à conclusão de que, para cada grama de sal consumido por aquelas crianças, elas tomaram 17g de bebidas açucaradas. Os participantes que consumiram mais que uma unidade de bebidas doces tiveram 26% mais chances de ganhar sobrepeso ou de se tornarem obesos.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o brasileiro consome 12 gramas diários de sódio, índice que ultrapassa o dobro do limite máximo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Por isso, mamãe, todo cuidado é pouco com o sal na alimentação dos pequenos.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624