Cuidado com descongestionantes nasais na gravidez
Você sabia que muitas mulheres sofrem com congestão nasal durante a gravidez? O problema é causado pelo aumento do volume sanguíneo do organismo da mulher nesse período que, associado às transformações hormonais, levam ao acúmulo de líquidos nas mucosas nasais. E é justamente a formação desses edemas que é responsável por manter o nariz da futura mamãe escorrendo e entupido, especialmente no terceiro trimestre.
A congestão como causa fisiológica acontece com todas as gestantes, embora nem todas percebam. O desconforto depende de vários fatores, como o septo nasal de cada pessoa, a posição que ela dorme, o volume da barriga e até de sua arcada dentária. Mas, atenção: algumas mulheres podem estar com os sintomas devido a uma patologia e, nesse caso, devem procurar um médico para diagnosticar a causa da doença.
Os descongestionantes tópicos são bastante utilizados por gestantes que procuram alívio imediato. No entanto, o uso desses produtos é extremamente contraindicado na gravidez, pois eles são vasoconstritores e causam alterações no batimento cardíaco, prejudicando o fluxo sanguíneo da placenta. Para suavizar o incômodo é preciso hidratar o nariz. A lavagem nasal pode ser feita com soro fisiológico.