Contração é sinônimo de trabalho de parto?
Não. Há vários outros sinais do trabalho de parto.
“É normal ter contrações durante toda a gestação, principalmente nos últimos meses. A contração de Braxton-Hicks melhora a circulação placentária. São contrações diferentes do trabalho de parto, que ajudam na manutenção da gestação. Quando a gestante entra em trabalho de parto, as contrações são mais frequentes e com uma duração maior. Se aparecerem a cada dez minutos, por, pelo menos, duas ou três horas, ela pode vir para a maternidade para verificar se está realmente iniciando o trabalho de parto”, orienta Ana Cristina Palmieri, coordenadora de enfermagem do Centro Obstétrico do Hospital e Maternidade Santa Joana.
É muito importante ficar tranquila nesse momento. Quando as contrações ritmadas começam a aparecer, ainda dá tempo de chegar, sem pressa, ao hospital. Uma dica importante é ter o telefone do seu médico sempre por perto. Ele pode ajudar a identificar o trabalho de parto.
Quer saber mais sobre os sinais do trabalho de parto? Aproveite o final de semana e acesse o Curso de Gestantes Online do Santa Joana.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624