Conselhos: como lidar com eles
Após dar à luz, a mamãe ouve uma série de dicas e “soluções infalíveis” de gente de toda a família e amigos. Apesar da boa vontade dos outros em ajudar, é importante a mãe fazer uma seleção daquilo que lhe faz bem e descartar aquilo que lhe é destrutivo.
Parentes mais próximos, como mãe e sogra, devem esclarecer suas dúvidas ou sugestões com a equipe médica, no interior do quarto, na frente da família, antes de recomendar suas vivências, como aconselha Dra. Clery Galacci, pediatra do Hospital e Maternidade Santa Joana. Uma boa maneira de ajudar é respeitar o aprendizado da nova mãe.
A amamentação é um dos alvos prediletos das visitas palpiteiras. O que pode ser muito bom para mãe e o bebê, se elas souberem dar apoio. Palavras de incentivo, amorosas e muita paciência são atitudes que contribuem muito, na hora da amamentação. É bom ressaltar, também, que uma mãe precisa de exemplos. Não vai ajudar em nada o palpite de uma pessoa que não amamentou seus filhos e se vangloria de que eles sobreviveram.
Cada um tem seu momento de criar o filho e o aprendizado deve ser natural. Cada mulher precisa descobrir pela própria experiência qual vai ser o jeito de amamentar, trocar, brincar e me comunicar, destaca reportagem do site bebe.com, que teve o Hospital e Maternidade Santa Joana como fonte de informações.