Como reduzir os sintomas de calor em excesso no final da gravidez?
Como no período gestacional a temperatura corporal se eleva em aproximadamente meio grau, o calor excessivo pode ser um incômodo para as grávidas – e é capaz de transformar pequenos desconfortos em imensa perturbação. Com o verão se aproximando, as gestantes no último trimestre sabem que a época pede não só cuidados, mas também ideias para aliviar o inchaço e o cansaço intensificados pelas altas temperaturas.
Tomar bastante e água e ter cuidados com a alimentação são atitudes essenciais e devem prevalecer no último trimestre de gestação. O inchaço na gestação é comumente provocado pela compressão do útero de mais de sete meses sobre os vasos que realizam o retorno do sangue das pernas ao coração, prejudicando a circulação. Como os vasos sanguíneos ficam mais dilatados no calor, um problema liga-se ao outro.
O inchaço também pode até tornar-se um sinal de alerta, pois pode significar uma elevação da pressão arterial, o que pode ser perigoso. O acompanhamento pré-natal vai observar o risco de pré-eclâmpsia e as gestantes com predisposição a terem varizes devem ter cautela dobrada.
Para evitar o inchaço, as gestantes devem alternar as posições em pé e sentada durante o dia. E não ficar parada durante o trabalho. É preciso se movimentar a cada hora, no máximo. Isso vale para as que trabalham em pé ou sentadas. Se achar que as pernas estão muito inchadas, deixá-las elevadas por um tempo pode melhorar a situação. Se estiver exageradamente incomodada, procurar o próprio médico é a melhor saída.