Como prevenir e tratar a dermatite atópica nas crianças?
Pele seca, sensível e empipocada podem indicar dermatite atópica. Sua causa ainda é desconhecida, mas sabe-se que ela não é contagiosa, mas sim uma doença de origem hereditária. Uma criança que tem dos pais uma condição atópica (asma ou rinite, por exemplo) tem 25% de chance de também apresentar alguma forma de doença atópica. Outros fatores, como fungos, alimentos e até desequilíbrios emocionais podem dar início às coceiras características da doença.
Para evitar a dermatite atópica, devem-se evitar substâncias irritantes, como produtos químicos em geral, lã ou fibras sintéticas, poeira e fumaça de cigarro. Banhos rápidos e com água morna também são indicados, evitando o uso excessivo de sabonetes e buchas.
Quando o diagnóstico é feito, existem vários medicamentos que ajudam no controle da doença, como as pomadas ou cremes de cortisona. Os imunomoduladores também são utilizados atualmente para substituir a cortisona. Outras terapias, como o uso de raios ultra-violeta, óleos vegetais orais e coaltares tópicos podem ajudar em alguns casos. Consulte seu pediatra para receber a orientação adequada para cada caso.